Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

CONHEÇA A BIBLIOTECA

A Biblioteca do Centro de Informação Cardiovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, tem por finalidade reunir, organizar e difundir a informação bibliográfica necessária ao ENSINO, à PESQUISA e à EXTENSÃO na área da saúde no âmbito do IDPC.
Tem como áreas de especialização: Cardiologia e áreas correlatas de relevância, como Administração em Saúde e Enfermagem Cardiovascular.
Integra a BVS Rede de Informação e Conhecimento – BVS RIC, da SES-SP desde 2006, como Centro Cooperante.

Serviços Oferecidos:

Comutação bibliográfica
Disponibiliza cópias de artigos científicos na área de saúde. Serviço prestado aos usuários cadastrados, que pode ser requisitado através do e-mail biblioteca@dantepazzanese.org.br. O usuário pode solicitar até 10 referências de artigo (autor, título e fonte). O prazo de atendimento é de 02 à 05 dias.

Terminais para acesso à internet e pesquisa científica
A biblioteca conta com 09 (nove) micro computadores com acesso a internet para uso público.

Acesso a Internet sem fio no conjunto da biblioteca
A utilização do sinal de Internet sem fio (wi-fi) da Biblioteca é gratuito mediante a configuração de senha no dispositivo móvel do usuário. Os dados necessários para registro e acesso estão disponíveis com os funcionários da biblioteca.

Jornais diários
A biblioteca disponibiliza aos seus usuários os jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo, diariamente, para leitura em sua sala de acervo.

Acervo:
Possui aproximadamente 32 mil volumes impressos entre:

Livros
Com 3463 títulos e 3921 volumes. Publicações bibliográficas produzidas por editoras comerciais.

Obras de referência
Dicionários, enciclopédias, atlas, manuais, guias, anuários, etc.

Periódicos
Com 304 títulos e 29400 volumes. Revistas de caráter técnico-científico, nacionais e internacionais.

Consulta ao Acervo:
A consulta ao acervo geral da Biblioteca está disponível online no site do IDPC, e para acesso, clicar no link da biblioteca; selecione o campo para pesquisa, digite a busca e clique em buscar. Para visualização ou consulta do conteúdo, apenas presencialmente. Solicite a obra à equipe de atendimento, informando título, autor e/ou assunto de interesse para que seja realizada pesquisa para localização no acervo.

Empréstimos:
Para realizar empréstimo domiciliar é necessário vínculo comprovado com a Instituição e cadastro.

Prazos:
O empréstimo de livros é realizado por um prazo de 07 dias consecutivos, com limite de até 4 títulos, podendo ser renovado desde que não haja reserva para o(s) título(s). A reserva ou a renovação podem ser feitas na Biblioteca, por telefone ou on-line, através do site do IDPC.
Os periódicos também podem ser emprestados, porém o prazo é de 01 dia, seguindo os mesmos critérios dos livros para renovação e/ou reserva.

Doações:
A seleção de doações recebidas submete-se aos seguintes critérios: cinco anos de publicação, bom estado de conservação e demanda reprimida. A biblioteca não aceita doações com restrições específicas, tais como localização especial e uso limitado. Eventuais doações qualitativamente importantes para a Instituição e que possuírem exigências específicas para sua incorporação ao acervo, deverão ser submetidas à Diretoria Científica para emissão de parecer quanto à incorporação dessas doações ao acervo da biblioteca.

Horário de Funcionamento:
De 2ª a 6ª, das 08 às 16:45h

Endereço:
Av. Doutor Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera – São Paulo – SP

Diretora da Biblioteca:
Anna Simene de Souza Leite – biblioteca@dantepazzanese.org.br

Equipe:
Perla Ap. dos Santos Silva – biblioteca@dantepazzanese.org.br
Juliana Harumi biblioteca@dantepazzanese.org.br

FOTOS

Imagem 032 Imagem 008 Imagem 007 Imagem 004

Bases de Pesquisa

Localização:

mapa dante

Centro de Documentação/CCD

              19-05-06_1032_BIBLI

 

Orientações Técnicas

Comunicado aos usuários

Resolução SS nº 96, de 17/11/2016 novo
Regulamento do Centro de Documentação 

Formulários:


O Centro de Documentação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo visa reunir, organizar e disseminar a produção técnico-científica institucional, constituindo-se como depósito legal das publicações produzidas no âmbito da instituição. Conforme Resolução SS-1, de 04/01/2007, coordena tecnicamente as bibliotecas da SES/SP. É Centro Cooperante da Bireme/OPAS/OMS desde 1987, contribuindo com o envio das publicações científicas da SES/SP para a base de dados LILACS.

Possui acervo especializado em saúde (administração, políticas, programas), vigilância epidemiológica e sanitária, áreas afins e legislação em saúde.

Em 2006, com a revitalização física do prédio da Biblioteca do Instituto Adolfo Lutz pela SES/SP, este espaço passou a abrigar também, os acervos do Centro de Documentação e do Centro de Vigilância Sanitária, atuando com os acervos integrados, organizados e disponíveis para pesquisa.

BVS Rede de Informação e Conhecimento – BVS RIC

Implantada em 2006 por meio do Projeto Gestão de Informação Técnico-Científica desenvolvido entre a SES-SP e a BIREME, visa reunir, organizar e disseminar a produção técnico-científica e os acervos dos Institutos de Pesquisa e Centros de Documentação da SES-SP, contribuindo para fortalecer a gestão do conhecimento em saúde do Estado de São Paulo.
A BVS RIC é coordenada e gerenciada pelo Centro de Documentação da SES/SP.

Missão do Centro de Documentação

Serviços oferecidos

  • Atendimento ao usuário: orientação e suporte em pesquisas bibliográficas, auxílio no acesso às bases de dados internas e externas, acesso à internet;
  • Capacitação de funcionários e rede cooperante na utilização de metodologia específica para gestão dos acervos em bases de dados;
  • Capacitação de usuários no acesso às bases de dados específicas do serviço;
  • Comutação bibliográfica: exclusiva para pesquisadores de órgãos vinculados à SES/SP, e entre bibliotecas da área;
  • Empréstimo entre bibliotecas: exclusivo para funcionários da SES/SP e instituições vinculadas, junto às bibliotecas da Rede USP ou outras bibliotecas de áreas afins. Para utilizar este serviço o usuário deve estar cadastrado no Centro de Documentação e apresentar crachá de identificação;
  • Catalogação na fonte:
    – elaboração de fichas catalográficas das publicações produzidas no âmbito da SES/SP;
    – elaboração de fichas catalográficas das teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências da SES/SP.  Acesse aqui: Procedimentos para Solicitação e Formulário para solicitação de ficha catalográfica
  • Informe Eletrônico de Legislação em Saúde (IELS): disseminação seletiva de legislação em saúde, com publicação eletrônica diária, de caráter informativo, que disponibiliza atos normativos em saúde e áreas afins de âmbito federal, Estado de São Paulo e Município de São Paulo, com links para o texto na íntegra. Para receber o IELS por e-mail, o próprio usuário deve cadastrar-se clicando aqui; 
  • Biblio Alerta Saúde: divulga as publicações e materiais técnico-científicos recém incorporados aos acervos do Centro de Documentação, Biblioteca do Instituto Adolfo Lutz e Vigilância Sanitária;
  • Terminais de Acesso à Internet:  5 computadores com acesso à internet, destinados aos usuários, para a realização de estudos e pesquisas;
  • Promoção e divulgação das ações e atividades, visando ampliar a visibilidade dos serviços;
  • Acesso ao Portal CAPES para alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da SES/SP.

Acervo 

Constituído por cerca de 9.000 exemplares referentes à produção técnico-científica institucional da SES/SP e acervo geral, incluindo livros, periódicos, manuais, documentos e diários oficiais. A área temática deste acervo compreende: administração e política de saúde, projetos e programas de saúde, vigilância sanitária e epidemiológica, ciência, tecnologia e inovação em saúde. O acervo inclui também as teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências da SES/SP e as monografias do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP), coordenado pela SES/SP.

O Centro de Documentação disponibiliza também um acervo videográfico, cujo conteúdo está sendo totalmente digitalizado, visando a preservação e a divulgação deste material ao público em geral, para acesso online.

novo    Conheça o Portal Multimídia
Contribua com a pesquisa para avaliação e melhoria do Portal

multimidia_geral-certo

Outro recurso em vídeos que o Centro de Documentação organiza e disponibiliza, é específico e voltado às ações de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da SES/SP. (Vídeos em C,T&I)

novo

logo-ctei-cerebro_tamanho-padrao


Consulta ao Acervo:

Parte do acervo bibliográfico está disponível para acesso online em texto completo nas bases de dados da BVS Rede de Informação e Conhecimento. Estamos em processo contínuo de indexação e atualização dessas bases visando a informatização total dos acervos.

A Legislação em Saúde do Estado de São Paulo está disponível na Base de Dados LEGSES, que inclui principalmente as Resoluções do Secretário da Saúde, além de outros atos normativos em saúde para o estado de São Paulo.

Empréstimo e Cadastro

O empréstimo é restrito aos funcionários da SES-SP cadastrados no Centro de Documentação, e a unidades vinculadas, pelo prazo de até 07 dias corridos. O mesmo critério é adotado para empréstimo entre bibliotecas.
Para se cadastrar, o funcionário deverá trazer crachá de identificação, RG e comprovante de residência, e preencher um formulário.

Espaços disponíveis 

Sala de Reunião: De uso exclusivo dos funcionários da SES-SP (nível central). Para sua utilização é necessário agendamento prévio. O espaço comporta até 10 pessoas.

Sala de Estudo e Pesquisa: dispõe de 5 computadores com acesso à internet para os usuários.  Não disponibiliza acesso à rede wireless.   

Horário de Funcionamento:
2ª a 6ª feira das 8:30 às 17 horas

Endereço

Av. Dr. Arnaldo, nº 355 – Prédio da Biblioteca do Instituto Adolfo Lutz
Cerqueira Cesar – São Paulo, SP – CEP: 01246-902 (Metrô Clínicas)

Contatos: 

Diretoria: 30654701
Legislação: 30654702
Atendimento/Referência: 3068 2868

Equipe:

Diretora:
Lilian N. Schiavon – ctd@saude.sp.gov.br

Bibliotecários:
Renan Matheus Predasoli, rpredasoli@saude.sp.gov.br

Equipe de Apoio:
Alessandra Valéria H. Del Rei, adelrei@saude.sp.gov.br
Aparecida Santina F. de Queiroz, asfqueiroz@saude.sp.gov.br
Eliete Cortez, ecortez@saude.sp.gov.br
Graça Izabel do Prado Oliveira, gioliveira@saude.sp.gov.br
Mariana Cadioli, mcadioli@saude.sp.gov.br

 

Instituto Adolfo Lutz

           19-05-06_1032_BIBLI

Histórico Legal e Missão do IAL

Comunicado aos usuários

Acesse aqui o Regulamento da Biblioteca do Instituto Adolfo Lutz novo

Av. Dr. Arnaldo, 355 – Prédio da Biblioteca CEP: 01246-902 – Cerqueira Cesar – São Paulo, SP – Brasil
Contatos: Telefone: 11 – 30682867 – 30682868 FAX: 11 – 30829939 E-mail: ctd@saude.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª das 8:30 às 17 horas

Conheça a Biblioteca:


A Biblioteca do Instituto Adolfo Lutz teve origem em 1892 com o Instituto Bacteriológico. Em 1940, com a criação do Instituto Adolfo Lutz, surgiu oficialmente em sua estrutura organizacional.
Em 2006, com o Projeto Gestão de Informação Técnico-Científica realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com a BIREME, o prédio da Biblioteca foi revitalizado integrando ao seu espaço físico, os acervos do Centro de Documentação/CCD e do Núcleo de Documentação Técnico-Científica/CVS.
Com a implantação desse projeto, a Biblioteca do IAL recebeu novos equipamentos e ampliou sua área de atuação, passando a oferecer mais recursos aos usuários, como sala equipada com computadores, acesso ao Portal de Periódicos CAPES, aos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da SES-SP e também aos pesquisadores, além da produção científica institucional disponível para acesso on-line, salas de reunião e pesquisa. É administrada técnicamente pelo Centro de Documentação/CCD, conforme Resolução SS-1, de 04/01/07, que institui ao CD a responsabilidade de coordenar tecnicamente, todas as bibliotecas das unidades da SES-SP.
O Setor de Publicação da Revista do Instituto Adolfo Lutz, integra também o espaço físico da Biblioteca.

Áreas de Especialização: Química, Bromatologia Médica, Bioquímica, Patologia, Pesquisas Laboratoriais.
Projetos em Desenvolvimento: Cooperação Técnica SES/BIREME, para ampliação dos serviços da Rede de Informação e Conhecimento; Rede CIAPP (Rede de Centros de Informação da Administração Pública Paulista).
Serviços: atendimento ao usuário, empréstimos entre bibliotecas para funcionários, orientação bibliográfica, visitas guiadas, pesquisas bibliográficas, serviço de reprografia.

Bibliotecária Responsável:
Lilian Nunes Schiavon
Coordenação Técnica das Bibliotecas SES-SP


Bases de Dados para Pesquisa:

IALprod (produção científica)
IALacervo (acervo geral)

Instituto de Saúde

Conheça a Biblioteca:

Biblioteca institucional especializada em saúde coletiva incluindo áreas temáticas como: políticas públicas, organização e administração dos serviços de saúde.
Tem por missão contribuir para a melhoria da pesquisa e do ensino, de modo a atender às necessidades de informação científica e da comunidade de profissionais de saúde, através da prestação de serviços de informação. Atua como um centro dinâmico de informação organizando, indexando, controlando e divulgando a literatura em Ciências da Saúde.

SERVIÇOS OFERECIDOS

> Acesso à internet;
> Orientação, suporte em pesquisas bibliográficas e elaboração de levantamentos bibliográficos;
> Acesso a bases de dados internas e externas;
> Empréstimo entre Bibliotecas;
> Acesso ao Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos – SCAD;
> Orientação bibliográfica aos alunos do Programa de Aprimoramento Profissional – PAP e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde, aprovado pela Capes;
> Divulgação da produção editorial do Instituto de Saúde.

ACERVO
Possui aproximadamente 13.000 títulos organizados por:

> Livros, folhetos e teses;
> Separatas de artigos.

Possui aproximadamente 600 títulos de periódicos
> Revistas, jornais, boletins de caráter técnico-cientifico recebidos por meio de doações

Obras de referência

> Material audiovisual; Documentos em DVD, CD e fitas VHS 

Consulta ao Acervo
A consulta está disponível ao público em geral. Publicações impressas podem ser consultadas presencialmente.

Empréstimos
Os empréstimos de material da Biblioteca são exclusivos para servidores do Instituto de Saúde, mediante Cadastro de Usuário. O mesmo critério é adotado para o Empréstimo entre Bibliotecas.

Horário de Funcionamento:
De 2ª a 6ª, das 8h às 19h 

Endereço:
Rua Santo Antônio, 590 – 1º Subsolo
CEP: 01314-000 – Bela Vista – São Paulo
Telefones: 31168657 – 8658/8659
E-mail: carmen@isaude.sp.gov.br

Equipe:
Carmen Campos Arias Paulenas, Diretor Técnico I – carmen@isaude.sp.gov.br
Élcio Ribeiro do Couto, Oficial de Saúde – elcio@isaude.sp.gov.br
Maria Aparecida Esteves, Assistente Técnico de Pesquisa – maesteves@isaude.sp.gov.br

 FOTOS

biblioteca_IS-31 biblioteca_IS-30 biblioteca_IS-9 biblioteca_IS-7

Bases de Dados para Pesquisa:
ISprod
ISAcervo

Instituto Lauro de Souza Lima

ILSL

 

ilsl4

Biblioteca e Centro de Documentação “Luiza Keffer”

A Biblioteca do Instituto Lauro de Souza Lima está subordinada à Divisão de Pesquisa e Ensino do mesmo órgão e tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento dos programas de treinamento, pesquisa e ensino no campo da dermatologia sanitária e assuntos relacionados, mediante a provisão de informação técnico-científica aos profissionais envolvidos.
O Instituto Lauro de Souza Lima é centro de referência na área de Dermatologia Geral e, em particular, da Hanseníase para a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde – OMS.

ilsl3     ilsl2ilsl

Acervo bibliográfico

Reúne em seu acervo uma coleção de cerca de 25.000 livros, teses, folhetos e separatas e aproximadamente 250 títulos de periódicos científicos, concentrando-se na área de Dermatologia Sanitária e Hanseníase.

Acervo iconográfico

Banco de imagens Dermatologia Tropical.
Agrega imagens de lesões ocasionadas por doenças dermatológicas de cerca de 100.000 pacientes tratados no Instituto Lauro de Souza Lima, para fins de pesquisa e estudo das enfermidades. (Acesso local)

Banco de Imagens Iconos

Reúne cerca de 20.000 imagens digitalizadas e indexadas que contam a história dos 80 anos do Instituto Lauro de Souza Lima e do trabalho para o tratamento e cura dos hansenianos. (Acesso local)

 

BVS Hanseníase

Criada em 2007 é coordenada pelo Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL) em parceria com a BIREME/OPAS/OMS, com o apoio do Ministério da saúde, a Biblioteca Virtual em Saúde Hanseníase tem como objetivo divulgar a literatura científica da área e:
• Identificar, indexar, organizar e preservar documentos científicos e técnicos sobre hanseníase;
• Ter representatividade da literatura sobre hanseníase na BVS, em âmbito regional;
• Oferecer espaço de acesso público sobre hanseníase com interfaces de pesquisa e navegação;
• Propiciar a visibilidade dos projetos de prevenção e controle, promoção e educação em saúde na área de hanseníase.

Apresentação da BVS Hanseníase no XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

Acesso aos materiais

Os usuários têm livre acesso aos materiais, com exceção das obras raras e dos audiovisuais.
O empréstimo de material bibliográfico é reservado à comunidade interna do Instituto.
Fotocópias de material existente no acervo são fornecidas de acordo com a tabela do Comut e com a lei de direito autoral vigente.

Horário de atendimento
Segunda a quinta-feira das 8h00 às 17h00
Sexta-feira das 8h00 às 16h00

Serviços oferecidos

Atendimento local

Empréstimos de materiais para colaboradores, alunos e pacientes do ILSL
Comutação bibliográfica (Scad/Bireme)
Pesquisa Bibliográfica – levantamento bibliográfico nas bases de dados locais
Terminais de acesso à Internet
Acesso ao Portal de Periódicos da CAPES
Normalização de referencias bibliográficas (exclusivo para colaboradores e alunos do ILSL)
Treinamento de usuários quanto ao uso dos recursos da biblioteca
Orientação para pesquisa em base de dados
Salas de estudo em grupo e individuais
Fichas catalográficas (exclusivo para publicações institucionais e trabalhos acadêmicos dos alunos do ILSL)

Contato

Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, s/n, km 225/226 – Cep: 17.034-971 – Bauru/SP
Telefone: 55+ 14-3103 5862 / 55+ 14-3103 5863
E-mail:biblioteca@ilsl.br

Bibliotecárias
Alessandra Carriel Vieira
Andrea Cristina Bogado

Equipe de apoio
Lucimara Biasin da Mata
Maria Stela Eduardo Vital

 

Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros

leonor 5 copy

Um pouco de Historia

Criado em 1944 pelo Governo do Estado de São Paulo e cedido à Legião Brasileira de Assistência (LBA), o Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros (HMLMB) foi inaugurado como “Casa Maternal e da Infância” com o intuito de prestar atendimento a mulheres carentes, especialmente gestantes e parturientes.
Em 1978, com o advento do Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (SINPAS), passou a integrar a rede própria do INAMPS. Desde 1987, com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), tornou-se hospital próprio da Secretaria de Estado da Saúde e presta assistência especializada em Obstetrícia, Ginecologia e Neonatologia, exclusivamente pelo SUS. Em 2000, recebeu o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pela Organização Mundial da Saúde, UNICEF e Ministério da Saúde aos hospitais que seguem à risca uma lista de exigências para a promoção do aleitamento materno. Também conquistou o prêmio “Maternidade Segura”, da Organização Pan-Americana de Saúde, UNICEF, Ministério da Saúde e FEBRASGO.
Em 2013 recebeu o certificado de Hospital de Ensino expedido pelo Ministério da Saúde e Ministério da Educação.
Desde os primeiros anos de funcionamento do hospital, a maior preocupação sempre foi e continua sendo oferecer atendimento humanizado e com qualidade. Ao mesmo tempo, investimos na formação e no aperfeiçoamento de uma nova geração de profissionais, pois sem atualização constante não existe desenvolvimento em nenhuma atividade.
Um dos grandes orgulhos da Casa Maternal foi a publicação, no período de 1945 a 1977, da revista científica “Maternidade e Infância”, referência para os especialistas dessa época.
“Os primeiros trabalhos publicados foram “Cesárea e sinfisiotomia” de autoria de Benedito Tolosa e “A visualização da placenta pela radiografia simples” de João Amorim e Oswaldo Lacreta”.
Desde então, muito tempo se passou, o hospital cresceu, a medicina evoluiu, a interdisciplinaridade se diversificou com o surgimento de novas profissões; conceitos outrora impensáveis como qualidade hospitalar e humanização da assistência se tornaram paradigmas no nosso dia-a-dia.
Por outro lado, nossa produção científica seguiu em frente, sendo que o objetivo atual é resgatar esse material aqui produzido, através da Biblioteca (Centro de Estudos Dr. Domingos Delascio) e da Rede de Informação e Conhecimento e disponibilizá-lo a todos os profissionais que buscam aprimoramento científico nas áreas de saúde da mulher e do recém-nascido.

CONHEÇA A BIBLIOTECA
A Biblioteca do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros é especializada em saúde da mulher e do recém-nascido. Tem a finalidade de reunir, organizar e facilitar o acesso a todo material informacional destinado ao desenvolvimento dos programas de ensino e pesquisa.

Serviços oferecidos:

  • Disponibiliza seis computadores com acesso a internet para uso dos profissionais cadastrados.
  • Treinamento para pesquisa em base de dados.
  • Treinamento de Informática e internet, visando contribuir para a inclusão digital.
  • Biblioteca Cooperante da BVS RIC.
  • Comutação bibliográfica.
  • Empréstimo entre bibliotecas quando solicitados pelo usuário.
  • Serviço de fotocópias de artigos científicos.

Acervo
Possui aproximadamente 1.500 títulos cadastrados no sistema Personal Home Library (PHL), dispondo de Livros, Manuais, Dissertações de Mestrado, Teses de Doutorado, Monografias, Periódicos, Obras de Referência, Material audiovisual, Documentos em CD, DVD. VHS, Publicações digitais em formato PDF.
Permite consulta de toda Produção Científica da Instituição e algumas publicações disponíveis em meio eletrônico no site: http://ses.sp.homolog.bvs.br

Bases para Pesquisa:

Tutorial para consulta ao acervo físico da biblioteca:
Insira no campo busca o assunto de seu interesse e clique em buscar para pesquisar, o
sistema mostrará os materiais cadastrados.
Os títulos podem ser pesquisados na base de Dados PHL, conforme ilustrado abaixo.

phl_Hlmb

Empréstimo
Poderão retirar livros todos os profissionais com vínculo empregatício neste hospital e cadastrados no sistema PHL da biblioteca.
O Usuário poderá permanecer com a publicação de dois a sete dias conforme o tipo de material solicitado.
O prazo de empréstimo de Livros, Manuais, Teses, Dissertações e Monografias,  é de sete dias consecutivos, podendo ser renovado se não tiver reserva do material. Para Obras de referência, periódicos e dicionários só é permitida a consulta local.

Doações
As doações recebidas serão avaliadas para a possível inclusão no acervo, as que já fizerem
parte do acervo, serão encaminhadas para distribuição.

Endereço:
Av. Celso Garcia, 2477 – São Paulo –SP- Belém – CEP: 03015-000
E-mail: hmlmb-biblioteca@saude.sp.gov.br bibliotecahmlmb09@gmail.com
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 8 às 14h

Diretores do Hospital:
Prof. Dr. Corintio Mariani Neto, Diretor Técnico de Saúde III

Profª Dra. Marcia Maria Auxiliadora de Aquino, Diretor Técnico de Saúde

Coordenador da Biblioteca:
Juliano Pires da Silva,
Assistente Técnico de Saúde I

Rosimeire Aparecida de Alencar, Bibliotecária

FOTOS

foto hmlmb01

foto_hlmb02

foto_Hlmb03

foto_Hmlmb_04

HMLMB_mapa localiacao

Instituto Pasteur

         

Biblioteca Dr. Murillo Pacca de Azevedo 

Instituto Pasteur

  

A Biblioteca do Instituto Pasteur foi criada em 1903 juntamente com a inauguração do Instituto. Em 1995 passou a denominar-se Biblioteca ‘Dr. Murillo Pacca de Azevedo’ em homenagem a um antigo Diretor.

Tem como missão o acesso, a disseminação e a utilização da informação, apoiando atividades de ensino e pesquisa em temas específicos de Raiva, prestando auxílio aos pesquisadores em sua área de atuação. Também atua como Depósito Legal de toda a produção técnico-científica produzida pelo Instituto.

A área de especialização do acervo é a Raiva, mas engloba também aspectos de Imunologia, Virologia, Biologia Molecular, Genética, Epidemiologia, Saúde Pública, Zoonoses, Saúde Pública e Administração, Políticas e Programas em Saúde.

O público alvo é formado por pesquisadores, estagiários e bolsistas dos cursos e treinamentos oferecidos pelo Instituto Pasteur. Além disso, a biblioteca também atende a consultas dos servidores do Instituto Pasteur e do público externo em geral interessados no acervo especializado

Acervo

Reúne em seu acervo aproximadamente 10.000 itens, entre livros, obras de referência, teses, dissertações, monografias, folhetos, separatas, manuais, títulos de periódicos científicos, anais de eventos, slides, CDs, DVDs e VHS, referentes tanto à produção técnico-científica institucional como outras produções relacionadas à temática da Raiva.

Serviços Oferecidos

Atendimento ao usuário:

Auxílio às pesquisas bibliográficas e acesso às bases de dados internas e externas.

Empréstimos:

O empréstimo é exclusivo para pesquisadores, servidores, bolsistas e estagiários do Instituto Pasteur, sendo necessário o cadastro na biblioteca e comprovação de vínculo, por meio de crachá ou RG e declaração de autorização de empréstimo (para bolsistas e estagiários).

É permitido o empréstimo de materiais por 14 dias, de até 4 títulos por pessoa, podendo ser renovado até 03 vezes se não houver reserva. As solicitações de reserva e renovação podem ser feitas por telefone ou e-mail.

Não emprestamos obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.), periódicos e separatas, documentos antigos e especiais, e produção científica do Instituto Pasteur com único exemplar. Todos esses materiais encontram-se disponíveis para consulta no local.

Normalização de referências bibliográficas:

Oferecemos auxílio na normalização de trabalhos científicos e elaboração de fichas catalográficas, exclusivamente para pesquisadores e funcionários do Instituto Pasteur.

Consulta ao Acervo:

O acervo é aberto à consulta a todos os interessados, tendo ou não vínculo com a instituição.

Para pesquisar o acervo disponibilizamos um catálogo eletrônico de acesso local. A produção técnico-científica do Instituto Pasteur está sendo cadastrada em suas bases que integram o portal BVS RIC. Para acessá-las, clique aqui.

Sala de estudo:

Possui ambiente com revestimento acústico e terminal de acesso à internet.

Contato

Avenida Paulista, 393 – Cerqueira César – São Paulo – SP – CEP 01311-000

Tel.: 55 11 3145-3157. E-mail: biblioteca@pasteur.saude.sp.gov.br

De 2ª a 6ª feira das 10h00 às 16h00. Fechada para almoço, das 13h30 às 14h.

Bibliotecária Responsável
Marina Gonzaga da Silva